Bem vindos a minha " Aldeia Blogal " !


"O Diabo mora nos detalhes"...


26 de março de 2009

A Nossa Eterna Criança ...


A natureza é tão sábia em seu processo evolutivo, que graças a Deus, ninguém se torna um adulto sem que traga dentro de si, a criança que foi um dia!
A nossa criança interior permanecerá para sempre dentro de nós, mas nem todos se darão conta disso!
Sem entrar no mérito de como terá sido a infância de cada um, ELA se manterá indestrutível, e à mercê de nossos eternos cuidados...
Os que usufruíram de uma infância saudável, estarão naturalmente a caminhar de mãos dadas com ela, pela vida afora !
Já os que não tiveram a mesma sorte - a despeito das agruras de uma infância mal sucedida - ainda assim a trarão dentro de si, intocavelmente linda, mas sem que se dêem conta disso!
É ela a única responsável pelos nossos sonhos intactos; é ela que nos permite vislumbrar novos horizontes; rir mesmo quando estamos a chorar; transgredir com rebeldia e regozijo interior; ousar a despeito da descrença alheia; apostar todas as fichas no que acreditamos ser possível; mantermos nosso olhar a faiscar diante do novo; fazermos piadas em meio às desgraças que estão a nos abater; manter a crença de que sempre será tempo pra amarmos de novo; escolher o brinquedo de nossos filhos... baseados muitas vezes, em nossas frustrações infantis - crentes que irão adorar aquele trenzinho elétrico "demodê", ou aquela "assustadora boneca enooorme e desajeitada" - que não pudemos ter quando crianças; e mantendo todo o cuidado pra que não sejamos pegos "pé ante pé", ao colocarmos como presentes, à beira de suas camas, na noite de Natal!
A nossa infância será responsável pela construção de nossa laje emocional, que nos servirá de suporte pelo resto de nossas vidas!
Se fomos bem amados e nutridos, nos sentiremos muito mais aptos a encarar os desafios, que inevitavelmente surgirão!
Mas, se acaso fomos carentes nesta crucial fase de desenvolvimento, estaremos a pular etapas, sem o devido preparo, e correndo o risco de nos transformamos em adultos insuportáveis e imaturos, que insistem em não enxergar-se claramente, preferindo jogar no colo alheio, seus próprios insucessos!
A criança interior será nossa aliada, desde que sinta-se protegida em nossa fase adulta...
Caso contrário, agiremos como eternas crianças birrentas, imaturas, insatisfeitas e despreparadas para o “front da vida”!
Não costuma dar certo criança cuidando de criança...
Sempre caberá a nós, assumirmos total responsabilidade pelos nossos acertos e desacertos, e nunca será tarde pra matricularmos nossa criança, que não tenha sido devidamente amparada em seu crescimento, num curso supletivo!
Tudo o que possamos fazer em prol de nossa evolução interior, será como entoarmos uma cantiga de ninar a nós mesmos!
E só então estaremos a dar os nossos primeiros passinhos...


Helô Müller
12/out/2008

Um comentário:

Américo do Sul disse...

Pensamos ser adultos, mas nossas atitudes são crianças a dar voltas e voltas, como se dançássemos uma ciranda na esperança de alguma outra criança sorrir e nos dar a mão... Belo texto. Bela inquietação... Agradável emoção a minha criança sentiu ao te ler...